quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ruptura do Tendão de Aquiles






Os músculos gastrocnêmio e sóleo situados na perna, região chamada de panturrilha ou "barriga da perna", são inseridos no calcâneo (calcanhar) através do tendão de aquiles. A função principal desse grupo muscular é realizar a planti-flexão do pé (ficar na ponta dos pés), ação muito utilizada em atividades como caminhada, corrida e saltos.


O tendão de aquiles é propenso a sofrer uma lesão se houver uma contração excêntrica brusca e vigorosa dos seus músculos. Esse mecanismo é demonstrado mais facilmente durante as atividades de salto e de aterrissagem, nas quais o joelho fica estendido enquanto o tornozelo exibe uma dorsi-flexão excêntrica.


O local da ruptura do tendão geralmente fica situado em um ponto logo acima do calcâneo. Os possíveis motivos para ocorrer a ruptura nesse local são a deterioração vascular, a degeneração inespecífica que evolui para necrose tecidual e o uso de corticosteróides injetáveis podem enfraquecer essa área e predispô-la para uma lesão.


O individuo que sofre essa lesão refere um estalido audível e a sensação de ter sido atingido por um pontapé na perna. Em geral constata-se fraqueza imediata da flexão plantar, dor, tumefação e um defeito palpável.


Indivíduos com faixa etária de 30 a 50 anos que praticam atividades físicas extenuantes com históricos de tendinite por longo período nessa região ou mal condicionados são os mais comuns a apresentarem essa lesão. A ruptura também pode ocorrer por trauma direto.


Os principais exames para o diagnóstico da ruptura são a Ultrassonografia e Ressonância Magnética. O Raio-X pode ser realizado para descartar alguma fratura por avulsão ou outro diagnóstico diferencial.


O tratamento poderá ser cirúrgico ou conservador. A escolha pela forma de tratamento será determinada de acordo com a gravidade da lesão e as características individuais de cada paciente. 


O objetivo principal da cirurgia é restaurara continuidade do tendão. As suas vantagens estão no menor índice de recorrência de rupturas e retorno as suas atividades funcionais com melhor grau de força e resistência do tendão. 


O tratamento conservador está mais indicado para pequenas lesões ou em pacientes idosos, muito sedentários ou portadores de doenças sistêmicas. Consiste em imobilização por 6-10 semanas em planti-flexão com retorno gradual a dorsiflexão em 4 a 6 semanas, com auxilio do tratamento fisioterápico nesse período.


A fisioterapia poderá atuar na fase pré e pós operatória e no tratamento conservador da lesão. Os objetivos básicos do tratamento serão:

  • analgesia inicial; 
  • diminuição do edema; 
  • evitar aderências cicatriciais; 
  • fortalecimento e ganho de flexibilidade do tendão e da musculatura afetada; 
  • trabalho de propriocepção e equilíbrio; 
  • treino de marcha; 
  • retorno as atividades funcionais.

67 comentários:

  1. E ai Elias,td bem?Meu nome é Valmor faz 7 dias q fiz a cirurgia,se manter o repouso total e a fisioterapia tudo dentro do cronocrama,quanto tempo volto as caminhadas e corridas? Apesar de ter rompido no futebol.
    Obrigado,abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Valmor, tudo bem. Como eu disse no post após a cirurgia vai existir um período de repouso e após isso os trabalhos de fisioterapia. O período de reabilitação e retorno as atividades funcionais pode variar muito entre os pacientes. Geralmente em atletas o período para retorno pode ser de aproximadamente 4 meses mas como eu disse pode variar muito entre os pacientes. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola doutor tive um rompimento parcial ou o que o medico disse lesão muscular , enjessarão minha perna mas com 30 dias ja tirei o jesso , qual tratamento devo fazer agora apos retirada do jesso! desde ja obrigado!!!!

      Excluir
  3. Elias
    nao tratei de uma lesao parcial do tendao, este hgje passados 8 meses ficou grosso e apesar de ter todos os movimentos preservados os musculos da panturrilha começaram a atrofiar, a marcha tambem mudou e tenho dores no joelho da perna lesionada. O medico que consultei, sus , disse que nada pode ser feito apos tanto tempo e para eu me conformar. Vc saberia me dizer se tem alguma fisio que me permita recuperar a estetica da panturiilha, usando a musculatura ainda ligadas ao calcaneo

    ResponderExcluir
  4. Cooperick, seu caso merece um pouco mais de atenção. Primeiramente eu lhe recomendo buscar um bom médico ortopedista e examinar a condição do seu tendão. A partir do exame e da conduta escolhida pelo médico você poderá escolher a melhor conduta. A fisioterapia poderá lhe ajudar, porém é sempre bom trabalhar sabendo o grau de lesão e como que foi a sua cicatrização.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Elias meu nome e Ismael, sofri uma roptura parcial no tendao de aquiles a dois anos e nunca fiz nenhum tipo de tratamento. Tenho dificuldade para correr e andar pois nao tenho força na ponta do pe.Como o tendao ja cicatrizou desta forma eu ainda poderei fazer cirurgia para correçao do tendao lesionado?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael a avaliação do seu tendão deve ser um pouco mais complexa, devemos avaliar quantos % foi rompido? Realizar um exame para avaliar como esse tendão se encontra hoje. Realizar algumas outras avaliações para descartar possíveis patologias que também podem causar perda de força e após isso sim escolher alguma conduta.
      Dependendo do resultado dessa avaliação , você poderá optar por um tratamento conservador com fisioterapia para diminuir esse deficit de força e caso isso não obtenha resultados pode optar por outra forma de tratamento indicada por um médico. Obrigado

      Excluir
  6. ola,operei no dia 27/10/2011,pela segunda vez. Na primeira cirurgia eu tinha rompido o tendao da perna esquerda e agora rompi o da direita.devo desistir de praticar futebol ou depois das cirurgias meus tendoes ficaram mais fortes...(lindomar de souza)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lindomar, pelo visto você é um cara de "sorte". Não é porque você rompeu que irá ficar com os tendões mais fortes, dependendo da sua reabilitação eles podem até ficar piores do que estavam. No caso de uma boa cicatrização e um bom serviço de reabilitação você poderá jogar bola novamente porém o risco de lesão é próprio do futebol e sempre estará presente. Você pode tomar medidas para prevenir essas lesões com um fisioterapeuta e um bom preparador físico mas sempre ira existir o risco de lesão.

      Excluir
    2. olá,eu me machuquei no dia 05/03/2012 e depois de 1 sema
      na eu fui ao médico, tirei radiografias e foi constatado
      que rompeu o meu tendão por 2,00 cm e a orientação médi
      ca era de fazer a cirurgia ou gessar.Gostaria de saber se
      o meu tendão vai cicatrizar ou terei problemas sérios.
      desde já lhe agradeço.

      Excluir
  7. Olá,boa tarde!Operei o tendão de Aquiles no dia 17-08-11, com necessidade de âncoras.Hoje estou em fase de recuperação(fisioterapia).Porém na direção da âncora ficou alto.A minha pergunta é se esta altura desaparece com tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odlavir, irei pesquisar mais sobre esse procedimento. Na minha prática clínica já vi casos que demoraram para retornar ao normal e outros nem tanto. Você pode tentar tirar essa dúvida com o seu médico que realizou o procedimento e assim que eu souber mais sobre o assunto irei postas.

      Excluir
  8. olha tem um pergunta o tendao ele se Regenerar vouta a ser com antes apos algum tempo ou a emenda é pra sempre e pode se rompido mesmo de pois de alguns anos com um impacto ou excesso de peso(musculação)
    olha a um ano atrais sofri um acidente e tive todos os tendao do puço(mao) rompidos e fis cirugia e foram todos religado(segundo o medico com uma linha de nylon) tenho todos os meus movimentos se nem uma sequela e queria saber se poderia faser musculação ou nao erra bom pois gosto muito de academia oq vc acha doutor Elias Rail de Souza ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se você não apresenta sequelas e quer realizar um reforço muscular pode realiza-lo com certeza. No caso de dúvida pode realizar uma consulta com seu médico para uma avaliação mas eu recomendo que ser for retornar a academia faça um reforço adequado de forma progressiva e evite grandes cargas para não sofrer novas lesões.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. ola ,dr, fiz uma cirurgia no tendão de aquiles,na minha recuperacão apos 1 mes e meio tirei a bota imobilizadora pra tomar banho ,perdi o equilibrio e pisei no chaõ ,e senti um estalo no lugar ,sera que rompeu novamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso é bom marcar uma consulta com seu médico e realizar um exame complementar para sanar qualquer dúvida. Espero que não apareça nada e que você fique bem!

      Excluir
  11. Fiz cirurgia do tendão de aquiles em 14/11/2011. Hoje faz 109 dias. Estou muito bem. Estou andando praticamente sem mancar.Faço uma hora de caminhada. e tambem fisio. Acredito que mais uns dois meses volto a correr. Só cuidar bem que da tudo certo. abraço a todos. Victor Esteche. Curitiba. Paraná.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está bem, bom retorno aos esportes victor

      Excluir
    2. fiz uma cirugia ao tendao de aquiles porque rompio o jogar a bola ja fiz fisioterapia e ja foi a 7 anos ando e corre sem dores sera que ja posse jogar outra vez a bola

      Excluir
  12. Elias boa tarde Rompi meu tendão e irei faze cirurgia no dia 12 de abril, que tipo de nestesia é aplicada, sente dor ou nemsentimos nada.

    ResponderExcluir
  13. Elias boa noite, Rompi meu tendão cerca 2 cm e o médico me disse
    após os exames que eu deveria fazer a cirurgia, mas resolvi fazer o convencional e já faz 1 mês que estou engessado,gostaria
    de saber se o meu tendão já cicatrizou.

    ResponderExcluir
  14. sofrir um corte no tendão de aquiles,já faz cinco meses,e infelizmente ainda doe. qual o procedimento correto para recuperá-lo?

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr! Primeiro, Parabéns por esse espaço que com certeza tem ajudado muitas pessoas!
    Eu tenho 36 anos, e jogava futebol pelo menos 4 vezes por semana, sendo 2 vezes jogos em campeonatos amadores. E ainda praticava outros esportes quando não estava jogando, como bike, dança de salão(ficando muito na ponta do pé), pingue pongue e outros, de forma que praticamente todos os dias tinha atividades fisícas.
    Rompi o tendão de aquiles jogando futebol no dia 08 de abril e fiz cirurgia no dia 18. Acho que poderia ter evitado se tivesse me tratado, pois há muito eu vinha sentindo dores no calcanhar, Mas como conseguia jogar, não parei p ir ao médico.
    No meu caso o tendão rompeu em mais de um lugar: "rupturas parciais segmentares uma menor proximal de 0,7 x 0,6 cm e outra maior distal de 1,9 x 1,2, observando extensa delaminação tendinea intrassubstancial originada desta última ruptura se estendendo p a porção insercional, preenchida por liquido." (resultado da ultrassom)
    O médico me disse que foi ruptura total.
    Dr Elias, por favor, Será que eu tenho esperanças de jogar futebol novamente? obrigado! abço

    ResponderExcluir
  16. APÓS UMA RUPTURA NO TENDÃO,ATÉ QUANTO TEMPO EU POSSO FAZER A CIRURGIA?

    ResponderExcluir
  17. Olá doutor,

    Meu nome é Higor tive ruptura parcial do tendão calcâneo, sendo que durante quatro semanas tive problema com meu plano então eu não sabia se era preciso operar ou não , fui a um ortopedista e ele me disse que como meu caso foi parcial não era necessário cirurgia.Gostaria de saber se esse tratamento conservador com imobilização acima do joelho no caso de ruptura parcial é realmente indicado e se a probabilidade de rerruptura é grande.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. olá Dr Elias é...eu nunca falei isso com alguém antes,eu passei por uma cirurgia, eu rompi o tendão numa mesa de vidro. hoje estou bem,quase, é que sempre que toco na cicatriz não sinto nada é como se a pele estivesse morta mais se eu aperta sinto uma leve dor no tendão é como se estivesse inflamado por dentro isso é possível?

    ResponderExcluir
  19. Me chamo Douglas e tive uma lesão parcial,é grave?quanto tempo para me recuperar.

    ResponderExcluir
  20. Dr. Desde já gostaria de dizer que gosto muito de suas matérias e dicas, o meu problema não tem haver com o assunto acima, mas gostaria de sua ajuda pois já li sobre seus comentários do assunto. Eu nasci com os pés invertidos e com o tendão de aquiles curto, com 11 meses foi feita uma operação para alongar os tendões e usei botas para corrigir os pés, foi tudo bem , tenho um pequeno encurtamento ainda dos tendões, no dia 7/1/2013 , eu rompi o tendão de aquiles jogando futebol, a ruptura foi completa, porém não houve espaçamento ( não sei se é a palavra correta ), não abriu um espaço entre o tendão, fui em alguns médicos e todos chegaram a conclusão que não devo operar, pois é um local onde já foi operado, coloquei gesso no pé em posição equinea , porém não muda muito para mim pois meus pés ja são um pouco nessa posição devido ao encurtamento, minha dúvida, tenho 27 anos, pratico futebol e tenis, com a alimentação certa de vitaminas como C,B12, A e etc... mais uma boa fisioterapia e hidroterapia, além de um fortalecimento, tenho boas chances de voltar a minha rotina normal? ou meu tendão fica mais propicio a novos rompimentos? Agradeço muito e sua opinião é muito importante para mim. Abraços Rafael

    ResponderExcluir
  21. olá dr Elias,rompi meu tendão de aquiles do pé direito ruptura total,isso já tem 1 ano e 4 meses,tenho dificuldades pra andar,até mesmo pq meu joelho esquerdo eu torci tbém,e na ressonancia do joelho deu um pouco de desgaste,meu pé cujo tendão foi rompido vive inchado e o joelho tbém,dificultando muito minha vida.fiz todos os exames pra operar o tendão e estou aguardando a cirurgia.o medico especialista disse que terá que extrair outro tendão do meu joelho para implantar no pé,estou fazendo fisioterapia mas,teno duvidas,será possível ainda essa cirurgia?corro risco de ficar com o outro joelho ruim?e pra ajudar tenho artrite reumatóide [braba] corro risco de romper novamente esse tendão visto que tenho processo inflamatório[devido a artrite]..poxa to num mato sem cachorro kkk

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. ola dr elias tem 6 meses que tive um rompimento total de tendão de aquiles e agora que concegui marcar uma cirurgia. gosta ria de saber do senhor se e tarde de mais para faser a cirurgia?
    obrigado D

    ResponderExcluir
  24. ola dr elias tem 6 meses que tive um rompimento total de tendão de aquiles e agora que concegui marcar uma cirurgia. gosta ria de saber do senhor se e tarde de mais para faser a cirurgia?
    obrigado D

    ResponderExcluir
  25. Olá Dr Elias, rompi o tendão total, optei por não fazer a cirurgia, já fiquei com gesso durante 3 semanas sem colocar o pé no chão. Agora estou com a bota robofut e irei ficar com ela durante mais 4 semanas, daí irei fazer outra avaliação e começar a fisioterapia. Me responda por favor se é isso mesmo e se estou no caminho certo e já tratou pacientes dessa forma?

    Grato,

    Leandro

    ResponderExcluir
  26. colocar gelo melhora mauricioval85@bol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Dr. aos 9 anos fui pular uma moita de lixo brincando mas acabei caindo sobre um fundo de garrafa e com isso rompeu completamente meu tendão de aquiles e levei 11 pontos, já faz dez anos, mas ainda hoje dói muito, ao forçar a perna andando muito, ou até mesmo em tempo frio, é quase insuportável. Nunca fui ao médico fazer alguma revisão, é comum doer?

    ResponderExcluir
  28. BOA NOITE DRº ROMPI MEU TENDÃO PARCIALMENTE EM OUTUBRO DE 2011, EU FIZ UMA ULTRASON NO MES DE MAIO, NA QUAL ACUSOU RUPTURA PARCIAL NO LAUDO DIZ ASSIM: TENDÃO CALCANEO COM DIAMETROS AUMENTADOS 2X0 X1,5 CM,HETEROGENEO E COM SINAIS COMPATIVEISCOM ROTURA PARCIALA CERCA DE 7,2 CM DO CALCANEO,QUERIA SABER SE FAZENDO FISIOTERAPIA TENHO CHANCE DE RECUPERAÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também rompi meu tendão foi parcial já estou a 20 dias com gesso estou fazendo tratamento comservador pois rompi20%sera q estou certo em fazer tratamento comservador o medico disse q eu ficaria bem como voçe esta agora

      Excluir
  29. fiz uma ruptura de tendão em dezembro de 2011, fiz a cirurgia e após retirar os pontos a area estava com uma ferida aberta, operei novamente e a area continuou aberta só depois de uma ano consegui fechar e cicatrizar, mas ainda sinto que a pele qq atrito fere. porque pode ter acontecido isso e vc acha que é possivel recuperar os movimentos completos , tenho dificuldade de dobrar o joelho em pé e na marcha na conigo andar sem ser com perna reta,tenho muita aderencia em panturrilha pois o corte foi quase ate o joelho.

    ResponderExcluir
  30. BOA TARDE DOUTOR ELIAS EU ESTAVA COM O TENDÃO ROMPIDO A 7 MESES CONCEGUI FASER A SIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO. JA TEM 2 MESES E JA ESTOU ANDANDO FASENDO FISOTERAPIA E ESTOU NA DECIMA SEÇÃO MAS NÃO ESTOU VENDO MUITA EVOLUÇÃO COMTINUO SEM FORÇA NÃO CONCIGO FICAR AINDA NA PONTA DOS PÉS MEU MUSCULO DA PANTURRILHA ESTA ATROFIANDO MAS ESTA FUNCIONANDO SO O TENDÃO QUE NÃO FUNCIONA
    EU GOSTARIA DE SABER SE A POCIBILIDADE DE MINHA LESÃO SER PERMANENTE DEVIDO A EU LEVAR 7 MESES PARA FAZER A CIRURGIA?

    ResponderExcluir
  31. olá bom dia drº elias meu nome é Bruno e operei o tendão de aquiles mas naum tive nada de tão grave o cirurgião me disse q eu estava com uma tendinite no pé na região do calcanhar e conforme eu corria e fazia hum grande esforço físico era raro isso mas me dava uma dor no calcanhar e só parava de doer quando conseguia estalar o pé hoje estou em casa já operei a 2 semanas mas naum conseguir ainda falar com o meu médico quanto tempo posso ficar assim o srº poderia me dizer quanto tempo eu ficarei assim por alto?
    só sendo uma simples tendinite?
    abraços

    ResponderExcluir
  32. Olá Dr. Elias, boa tarde! Meu nome é Jorbson. Minha mãe caiu num bueiro aberto no sabado, no ultrassom deu ruptura completa do tendão de aquilis. Ela tem 75 anos, hipertensa controlada e diabetes controlada. O ortopedista não quer fazer cirurgia, optou por tratamento conservador. Vai esperar até no próximo sabada o pé desinchar e depois colocar 3 meses de gesso. Ele deve ter optado o tratamento conservador pela avaliação da paciente? No casso de ruptura completa o tendão pode se regenerar?? Por favor me ajude, estou muito preocupado se estamos fazendo a coisa certa. Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Dr. Elias, tive rompimento total do tendão de aquiles e fiza cirurgia na segunda feira as 15:30 h, na terça por volta das 22 h, resvalei e me apoiei com todo o peso no pé da cirurgia, e na sexta as 4h da madrugada a mesma coisa, pergunto tem chance de ter rompido a cirurgia na parte interna?

    ResponderExcluir
  34. Olá dr Elias,me chamo Juarez,sou aquilo que se pode chamar de atleta de final de semana,tenho 49 anos,1,70 e 74 kgs,tenho bons hábitos físicos,corria 3 vezes por semana e jogava meu futebol de campo aos sábados,nos últimos dias vinha sentindo umas dores na panturrilha ápos as corridas,então no dia 11.05 jogando consegui romper meu tendão,em um lance sózinho mas que parecia ter sido chutado tamanha a dor,engessei e no dia 07 .06 fiz cirurgia,correu tudo bem,não senti absolutamente nada de dor,fizeram anestesia no meu pulso(geral),fiquei 2 semanas com talas em repouso total e sempre deitado e com a perna elevada,nunca senti nada de dor,tomei anti-imflamatório tbm durante este tempo,fui ao médico tirar os pontos, e ele disse que estava mto boa a recuperação,os pontos sequinhos,então ele recomendou que eu usasse a tal robofut,hoje passado 4 dias da retirada dos pontos me sinto bem,a perna está bem atrofiada,mas pouco inchada...agora aguardo a revisão prá daqui 2 semanas,voltarei para dar meu depoimento nas sequência,procurei mta informação na internet,e acho que qualquer coisa que pudermos fazer para orientar sempre ajuda.abraço!

    ResponderExcluir
  35. Meu nome é marcelo c.d.toledo tive um rompimento de 50%do ligamento fiz a operação meu medico falou que ocorreu tudo bem mais até agora não fiz men um tratamento com fisioterapeuta é normal estou com atala..23/04/13.ele falou que vou fica ums 06meses.ja tirei os pontos.boa tarde e obrigado....

    ResponderExcluir
  36. Olá Dr...
    Bem, minha filha tem apenas 13 anos de idade, a dois anos atrás minha filha sofreu um pequeno acidente onde um portão de alumínio fechou-se de uma vez cortando o tendão de aquiles, ele fez a cirurgia tudo direitinho, teve o repouso recomendado, agora dois anos depois ele está começando a sentir bastante dor e incha toda área da cirurgia, será necessário uma nova cirurgia? :'(

    c_c1981@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde galera rompi meu tendao tem 22 dias e tirei o gesso, coloquei a bota ortopedica e estou preocupado se volto a jogar bola.
    Rotura total do tendao calcaneo mais gracas a deus nao estou sentindo dó, quem sabe mim dizer quanto tempo levo para fazer a fisioterapia

    ResponderExcluir
  38. Fiz a cirugia dia 13/06/2013 de tendao calcaneo e precisou colocar um parafuso de interferencia para ligar o tendao calcaneo ao tendao maior, gostaria de saber se é comun em cirugia de tendao, e se a recuperacao é normal, DR elias.......obrigado

    ResponderExcluir
  39. Olá, meu nome é Marcos e em novembro de 2012 tive uma lesão no tendão de aquiles que conforme o ortopedista não era necessário cirurgia. Fiz uma ressonância que apontou 6cm de ruptura e o unico tratamento proposto foi o conservador. Fiz várias sessões de fisioterapia mas no dia 29.06 pisei em falso e senti uma dor muita parecida com a 1°. Fui ao médico, fiz outra ressonância que acusou novamente 6cm de ruptura e o médico sugeriu um tratamento conservador. Neste caso, Dr. Elias, o Senhor teria uma outra recomendação? Agradeço desde já vossa atenção.

    ResponderExcluir
  40. Bom Dia, Dr. Elias...sou o Edilson e fiz a cirurgia do tendão de aquiles a exatos 7 dias e estou com gesso até próximo ao joelho, gostaria de saber se depois que retirar os pontos (daqui 10 dias) poderei utilizar a bota ortopédica, pois estou com a ponta do pé para baixo e conseguirei ficar com o pe na mesma posição com a bota ortopédica?....o gesso alem de ser muito pesado e muito desconfortável. Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  41. Ola doutor eu rompi o tendão do meu quarto dedo do pé, quanto tempo leva recuperação? Já faz 3 semanas que meu pé esta imobilizado. Eu queria saber se é normal o inchaço e sentir o pé dormente! Atenciosamente, Wellington

    ResponderExcluir
  42. Dr. boa noite, meu nome é Marcelo também sofri rompimento do tendão de aquiles no dia 07/11/2013 onde no dia 11/11/2013 realizei a cirurgia. No dia 12/11 obtive alta no hospital, assim a médica solicitou que de 2 em 2 dias eu fizesse curativo onde a imobilização foi realizada através de tala na parte inferior e superior da perna posição de 30 graus. No dia 26/11 irei retornar a médica para retirar os pontos, estou cumprindo toda a solicitação ficando com a perna pra cima, não sinto dores, a cicatrização dos pontos esta seca e sem inchaxo, assim até o presente momento esta tudo correndo bem. Logo deixo mais informações.

    ResponderExcluir
  43. Olá doutor,
    Minha mãe sofreu um corte na região do calcanhar, mas, não sabemos ao certo se chegou a romper o tendão, pois, os médicos que a atenderam no SUS não disseram nada a respeito, mas, vejo que ela esta com dificuldades para mover o pé e acho que pode ter havido o rompimento parcial do tendão. Ela tem diabete e esta demorando muito para cicatrizar a região. Qual seria o procedimento certo nesse caso? Ir a um Ortopedista? Quais exames seriam necessários?

    ResponderExcluir
  44. OI doutor rompi o tendao a um mes ja tirei o gesso o medico ja me mandou para fisio quanto sera que vou demorar muito para voltar trabalhar? trabalho de churrasqueiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. silvia voçe rompeu total ou parcial ...eu rompi parcial vou ficar 2 meses com gesso já estou a quarenta dias

      Excluir
  45. Bom Dia!!!
    Meu nome é Sérgio e gostaria de Saber se meu pai fizer a extração total do Tendão de Aquiles a possibilidade de voltar a caminhar novamente? Ele tem 72 anos.

    ResponderExcluir
  46. Elize Lot 04 de janeiro de2014
    Olá Doutor
    Tive rompimento parcial do tendão esquerdo 44% o medico optou por engessar por 30 dias apos usei mais 30 dias a bota agora o medico mandou retira a bota me passou fisioterapia só que ainda não comecei por motivo dos feriados de natal o meu pé fica muito inchado e vermelho sinto muita dor o que devo faze para aliviar isso.

    ResponderExcluir
  47. Olá doutor, boa noite,

    fiz uma cirurgia do tendão de aquiles há 5 meses e agora ele começou a estalar, sempre que estou dirigindo. Isso é normal? Meu e-mail: rodrigo.dutragropecuaria@yahoo.com.br

    grato pela atenção,

    att,

    rodrigo dutra

    ResponderExcluir
  48. olá doutor..? meu nome é Roger e a quase 2 meses uma cachorro mordeu meu pé msm naquele osso da lateral do meu no tendao.. foi um simples arranhao mais desde do dia que ele me mordeu nao parei de sentir dor.. as vezes perco a força da minha perna e ultimamente esta doendo mais ainda. to tomando remedio, ja tomei injeçao ja fiz muitas coisas mais nao para de dor. eu desde o dia que peguei essa mordida calço sapato pra trabalhar e o meu trabalho exige muito de mim . sou vendedor em uma loja de materias de construçao. o local aonde o cachorro mordeu cicatrizou mais tem horas que fika enxado e n para de dor junto com minha perna e esta preto na cicatriz. Doutor pfv me ajuda meu email: rogerlopestk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Dr. Rompi o tendão de Aquiles em 8cm passei por procedimento cirúrgico estou em casa me recuperando. Pós cirurgia o médico me orientou que não colocasse o pé no chão o que estou fazendo eu pergunto. Qual a necessidade da bota Ortopédica pós cirurgia sendo que não devo colocar o pé no chão. Ela serve para alguma possível correção de postura ou algo assim? Posição do pé ou algo assim? é normal ver a panturrilha do calcanhar que foi operado estar bem mais fina que a outra? Sou Elias operado recentemente. Elias.lsilva@ig.com.br

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde doutor,
    rompi o tendão de aquiles da perna direita em novembro, passei pela cirurgia e já fiz 35 sessão de fisioterapia, estou melhorando bem, já ando um pouco(mancando), mas estou bem , queria saber se corro risco de ter a mesma lesão na perna esquerda? e qual o risco de ter a mesma lesão no pé operado?e gostaria de saber depois do tempo de recuperação posso jogar bola? desde já agradeço!!! meu chamo marcelo.marcelo.lab@ig.com.br

    ResponderExcluir
  51. Boa noite Doutor,
    Fiz uma cirurgia há 20 dias, posso trocar o gesso por bota ortopédica?

    Grato

    Robson = rggama.consultoria@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. BOM DIA DR.
    A MINHA CIRURGIA FOI DE TENDAO CALCANEO E ESTOU NA FASE DA BOTA ORTOPEDICA POR MAIS DUAS SEMANAS,TD ESTÁ CORRENDO MT BEM,A MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE: QUAL É O TEMPO FISIOTERÁPICO QUE PODE ME COLOCAR CAMINHAR NOVAMENTE?

    ResponderExcluir
  53. boa tarde DR. tive um acidente no dia 18 de janeiro e tive corte contuso no calcanhar mais os medicos disseram que não rompeu o tendão. hoje ainda sinto dores no local e não consigo andar direito. o que fazer?

    ResponderExcluir
  54. Eu rompi vinte cinco por cento do tendao de aquiles a um ano fiqueium mes com gesso mas agora comecou a me doer muito o que eu faco? Obrigada

    ResponderExcluir
  55. Boa noite doutor,tive um acidente de moto onde vim a romper todos os tendões do meu pé esquerdo,tendões flexores,passei por uma tenorrafia e já estou com 53 dias de pós operatório,sou praticante de musculação há mais de dez anos,qto tempo depois poderei voltar as minhas atividades,lembrando de que ainda não estou fazendo fisioterapia,mas já consigo apoiar o pé no chão,fico preocupado pois treinava panturrilhas com intensidade e será que poderei treinar como antes,sem o risco de rompe-los,obrigado!

    ResponderExcluir
  56. Armando M. de Souza18 de abril de 2014 12:57

    Ola, sofri uma lesão no tendão de aquiles ao tentar da um trote em uma caminhada. a fazer um ultra-som foi de detectado uma "Tendinopatia Insercional do tendão calcâneo associado a Entesófito", o especialista que procurei foi muito vago em sua explicação sobre minha recuperação, limitando a recomendar-me anti-inflamatórios e fisioterapia, gostaria de saber em quanto temo devo voltar a praticar corrida, pois sou militar e preciso realizar TAFs anuais. grato.

    ResponderExcluir